Pernambuco.com



Pesquisa personalizada



Publicidade

Depois de golpe publicitário no Pânico na TV, tchecas de cerveja ainda polemizam
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
18/05/2011 | 15h16 | Tchecas I

Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter Enviar por e-mail Imprimir

Tchecas fizeram sucesso dentro e fora da internet. Imagem: Divulgação
Divulgação

Assista ao vídeo
Depois de golpe publicitário no Pânico na TV, tchecas de cerveja ainda polemizam. Imagens: We Love Brazil/Divulgação


Dej Buh Štestí. A expressão tcheca, que significa "Deus conceda-lhe boa sorte e alegria", normalmente não desperta os ânimos de brasileiro algum. Falada, no entanto, por duas belas e voluptuosas europeias que falam fazendo bico ou no rótulo de uma cerveja gelada, a atenção, com certeza passa a ser outra. Foi apostando nisso que as tchecas do blog ′We Luv Brazil" foram literalmente `criadas`. Uma jogada de marketing de uma nova cerveja, com fabricação no Ceará e sede em Pernambuco, que utilizou a sensualidade das garotas para literalmente seduzir a audiência, ao ponto delas serem convidadas a integrar um reality show ao lado de Sabrina Sato no Pânico na TV, produzido pela RedeTV, ironicamente patrocinado pela Ambev, fabricante da Skol. E a polêmica não para por aí.

Batizadas de Michaela (loira, personal trainner, com nome, sobrenome `Matejkova` e nacionalidade verdadeiros) e Dominika (que na verdade se chama Alicia Seffras e é inglesa), as personagens mexeram com o imaginário popular na internet. Em rede nacional de televisão, foram dez semanas no ar, guardando um `segredo` apenas revelado na semana passada: elas não eram inocentes blogueiras que deram sorte de conhecer o Brasil, o que supostamente tanto queriam, mas garotas-propaganda da nova cerveja Proibida, que fizeram o nome crescer exponencialmente às custas da futura concorrente. Claro que é difícil acreditar que a direção do Pânico na TV não tivesse conhecimento da jogada, mas em entrevista à Folha de São Paulo, o diretor da atração, Alan Rapp, se mostrou surpreso com a peça pregada ao programa e garantiu não saber da iniciativa. A Ambev, por meio de sua assessoria de imprensa, garantiu que não se pronunciaria sobre o episódio.

Leia mais sobre mais polêmicas da ação de marketing, clicando aqui

Antes e durante a permanência no país, Michaela e Dominika visitaram diversos pontos turísticos, ao lado da apresentadora Sabrina Sato: jogaram capoeira no pelourinho baiano, desfilaram na Sapucaí e, em Pernambuco, conheceram praias, o Alto da Sé e até invadiram uma partida do campeonato pernambucano, entre Sport e Araripina, no mês de março. Todas as atividades eram registradas com bastante humor no blog e no twitter das duas. Nas redes sociais, elas mantinham o ar de inocência que divertia multidões, que acreditavam no quanto as `gringas` poderiam ser confundidas com a malícia imposta nas aulas de português que recebiam no programa de tv e pelos próprios internautas. Alguns dos vídeos produzidos, supostamente de forma caseira, beiram os 2 milhões de visualizações no YouTube, e apresentam as beldades experimentando biquínes, aprendendo a falar português, admirando as belezas naturais brasileiras e até mesmo dançando o rebolation.

O integrante da equipe de criação da campanha, Mario Lins, divulgou na web seu relato sobre os bastidores do lançamento da dupla tcheca, admitindo que a suposta enganação aos produtores do "Pânico" foi intencional e cuidadosamente articulada. "Um dos vídeos que criamos era uma isca para o Pânico: as tchecas falavam sobre a Sabrina Sato e faziam um ensaio de fotos sensuais inspirado na Playboy dela. Os internautas adoraram e fizeram esse material chegar até a produção do programa, que caiu direitinho na história. Trouxemos as duas para o Brasil e passamos a filmar nosso material escondido, sempre que o Pânico não tinha gravações com elas", lembra.

A farsa foi mantida enquanto foi possível. A equipe, reunida em um bar no bairro Jardins, em São Paula, aproveitava um desses momentos sem gravações da RedeTV para promover a cerveja, com materiais de divulgação, equipes de filmagem e inúmeras garrafas montando um cenário, quando um carro da emissora estacionou em frente ao estabelecimento. "Na hora, o sangue gelou, achamos que tínhamos sido descobertos, eu já estava até esperando descer alguém do programa para tirar sarro da nossa cara. Vários minutos de tensão depois, descobrimos que o carro foi pegar duas pessoas da RedeTV que moravam ali do lado".

Confira o depoimento completo da pernambucana Paula Sampaio, que enganou os produtores do pânico por um mês, clicando aqui.

Revelado na internet, o `segredo` de Michaela e Dominika causou o cancelamento da exibição do episódio final do reality do Pânico, que seria exibido neste domingo. As `aventuras`, no entanto, continuam no blog e twitter das duas, que, aproveitando o bom momento na mídia nacional, estão em negociação para estampar, com ensaios nus, uma revista masculina nacional. Os resultados da campanha só devem ser realmente sentidos quando a cerveja Proibida chegar definitivamente ao mercado, na última semana de junho deste ano, mas é provável que os números não desapontem, já que tanto quanto cerveja e belíssimas mulheres, só há uma outra coisa que brasileiro adora: polêmica.

Por Ed Wanderley



Galeria de imagens
Veja a galeria do dia





Mais notícias





Conheça o Pernambuco.com
Últimas | Cidadão repórter | Divirta-se | Promoções | Gastrô | Turismo | Tecnologia | Pernambuco.cão | Mundo Ela | Cadastro | Quem somos
 Diario de Pernambuco | Aqui PE | Clube FM | Rádio Clube AM | TV Clube | Superesportes | Vrum | Lugar Certo | Admite-se
Copyright - Pernambuco.com | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização | faleconosco@pernambuco.com