Últimas Diversão Comunidade Tecnologia Esportes Turismo Quem Somos
Diario de Pernambuco TVGuararapes Radio Caetés Rádio Clube
Edição de Sexta-Feira, 17 de Dezembro de 2004 
Especial | Arco-Íris é 4º supermercado no Estado
   DIARIO
   Índice Geral
   Expediente
   Ed. Anteriores
   Assinaturas
   História
   CADERNOS
   Política
   Brasil
   Mundo
   Economia
   Esportes
   Vida Urbana
   Viver
   SUPLEMENTOS
   Revista da TV
   Empregos
   Domingo
   Interior
   Viagem
   Informática
   Carro
   Imóveis
   Saúde

    SERVIÇOS

   Loterias

Especial PE que Da Certo
Arco-Íris é 4º supermercado no Estado
Investimentos em tecnologia e muito trabalho impulsionaram a expansão do Arco-Íris para 11 lojas
O supermercado Arco-Íris chega aos 23 anos de atividade computando avanços marcados pela consolidação do seu espaço no segmento varejista. O empreendimento, nascido no Cabo de Santo Agostinho em 1981, reúne hoje 11 lojas na Região Metropolitana do Recife. A média de atendimento mensal é de 800 mil clientes e a receita anual o coloca no 4º lugar entre as redes de supermercados de Pernambuco, segundo ranking do Supermercado Moderno.

  Segundo a gerente de marketing Sandra Guilherme, o segredo do êxito do Arco-Íris está no trabalho e no investimento em tecnologia. "Apostamos na informatização de toda a rede como forma de garantir o crescimento. Priorizamos a informatização. Antes de começar a expansão era necessário preparar uma estrutura para isso", explica.

  A tática deu resultados. Além de viver um contínuo processo de ampliação, o supermercado dispõe de serviços de grandes redes e as vendas são totalmente monitoradas. "Temos o controle de cada quilo de açúcar que sai das gôndolas", assegura Sandra, acrescentando que hoje a rede também já conta com cartão de crédito próprio, o que dá facilidades de pagamento aos clientes. Operado em parceria com a Fininvest, o "cartão Arco-Íris" oferece uma prazo de até 40 dias. "O cartão é importantíssimo para a fidelização do consumidor", sentencia.

  Ela conta que a inauguração do Centro de Distribuição em Prazeres, há um ano, permitiu maior agilidade no abastecimento das unidades e, principalmente, possibilitou a queda de preços. "As lojas localizam-se distantes uma das outras o que dificultava e encarecia o trabalho dos nossos fornecedores. Com o CD, a distribuição ficou centralizada, facilitando o abastecimento e barateando os preços".

  Ela lembra que a empresa começou a se profissionalizar em 1989, quando os dirigentes passaram a freqüentar eventos da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Hoje, Edvaldo Guilherme, o primogênito dos sete irmãos que comandam o grupo, é vice-presidente da Apes e presidente da CDL do Cabo.

  A união da família, aliás, é fundamentalpara o sucesso do Arco-Íris, segundo Sandra. "Trabalhamos em harmonia com o objetivo de fazer a empresa crescer. Temos um perfil e procuramos atingí-lo", destacou. Esse "perfil" a que ela se refere trata-se do modo de atuar do grupo, que é voltado para ocupação de áreas populosas e carentes de supermercado. Tanto que até agora apenas uma loja funciona no Recife (Areias). As demais estão em bairros movimentados de municípios da RMR, a exemplo do Centro do Cabo, Cohab, Pontezinha, Camaragibe, Beberibe, Prazeres e Cavaleiro.

  O grupo gera cerca de mil empregos. Além disso aposta em atividades sociais nas áreas onde instala unidades. "As pessoas já identificam isso na gente. As ações (geralmente apoio financeiro a creches e entidades sociais) servem para a empresa de comunique com a sociedade", frisa.

Clique aqui e leia os Comentários

 

 
        Escolha aqui um canal do Pernambuco.com:
quem somos | contato comercial | sua opinião sobre o portal
Copyright 2004 - Pernambuco.com | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização | faleconosco@pernambuco.com