Últimas Diversão Comunidade Tecnologia Esportes Turismo Quem Somos
Diario de Pernambuco TVGuararapes Radio Caetés Rádio Clube
Edição de Domingo, 15 de Agosto de 2004 
Vida Urbana | Colégio Agnes completa 100 anos
   DIARIO
   Índice Geral
   Expediente
   Ed. Anteriores
   Assinaturas
   História
   CADERNOS
   Política
   Brasil
   Mundo
   Economia
   Esportes
   Vida Urbana
   Viver
   SUPLEMENTOS
   Revista da TV
   Empregos
   Domingo
   Interior
   Viagem
   Informática
   Carro
   Imóveis
   Saúde
   Diarinho

    SERVIÇOS

   Loterias

VIDA URBANA
Colégio Agnes completa 100 anos
Um século de tradição, formando gerações e ajudando a escrever a história do nosso Estado
O Colégio Presbiteriano Agnes Erskine está comemorando um século de vida. Uma data histórica para uma Instituição, que nasceu com a proposta de transmitir, através de uma educação cristã, a base necessária para o desenvolvimento de um ser humano pleno.

Tudo começou com a Missionária Miss Reed que deixou os Estados Unidos e aportou no Recife com o objetivo de dedicar os seus dons de educadora aos seus ideais religiosos. Em 16 de agosto de 1904, deu início a construção do Colégio Americano de Pernambuco. A instituição, que só atendia meninas, funcionava em um casarão no Parque Amorim e contava, em sua primeira turma, com 18 alunas. Dois anos depois, Miss Reed adoeceu e teve que retirar-se para o seu país.

Em 1906, Miss Margaret Douglas veio a se tornar a consolidadora do projeto. Miss Douglas conseguiu expandir o campo de atuação e área física do Colégio. O casarão do Parque Amorim já não conseguia atender o número de matrículas, que crescia a cada ano. Foi então que um casal de americanos, o Mr. Hug B. Sproul e esposa, doou uma chácara na Avenida Rui Barbosa, 704, para onde o Colégio se mudou definitivamente, em 1920. Em memória da mãe do Mr. Sproul, o colégio passou a chamar-se Colégio Evangélico Agnes Erskine.

Nessas condições, criou-se o internato. De vários estados chegaram meninas para matricular-se no melhor colégio cristão da região. Em meados dos anos 70, na administração da Professora Aretuza promoveu-se grandes mudanças, dentre elas: a aceitação de alunos do sexo masculino. A partir de 1979, o Rev. Prof. Valmir Soares assumiu a direção dando continuidade a expansão do colégio. Ampliou o número de salas, expandiu a área de lazer, construiu as piscinas, reformou os jardins e implantou o setor de informática.

Todos os esforços do passado, contribuíram para consolidar o futuro. Hoje, os estudantes participam ativamente do processo de aprendizado, tendo à sua disposição uma equipe de professores altamente capacitada e toda a infra- estrutura construída ao longo dos 100 anos do Colégio Agnes Erskine, quenão pára de evoluir em todas as áreas. Hoje, o Colégio está sendo ampliado em 3.000 m². O espaço vai oferecer um prédio de educação infantil, com 16 novas salas de aula e área administrativa. Também estão sendo construídas novas guaritas de segurança e mais de 12 salas de ensino fundamental estão sendo reformadas.

Av. Rui Barbosa, 704 - Graças - Recife - PE
Tel.: (81) 3423.2727
Diretora Geral : Edinar Andrade
Diretor Administração: Eduardo Magalhães Souto Maior
LEIA MAIS

As comemorações do seu centenário



Leia os Comentários

 

 
        Escolha aqui um canal do Pernambuco.com:
quem somos | contato comercial | sua opinião sobre o portal
Copyright 2003 - Pernambuco.com | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização | faleconosco@pernambuco.com