Últimas Diversão Comunidade Tecnologia Esportes Turismo Quem Somos
Diario de Pernambuco TVGuararapes Radio Caetés Rádio Clube
Edição de Sexta-Feira, 12 de Março de 2004 
Economia | Médicos entregam carta de descredenciamento a planos
   DIARIO
   Índice Geral
   Expediente
   Ed. Anteriores
   Assinaturas
   História
   CADERNOS
   Política
   Brasil
   Mundo
   Economia
   Esportes
   Vida Urbana
   Viver
   SUPLEMENTOS
   Revista da TV
   Empregos
   Viver Mulher
   Viagem
   Informática
   Carro
   Imóveis
   Saúde
   Diarinho

    SERVIÇOS

   Loterias

ECONOMIA
Médicos entregam carta de descredenciamento a planos
Mais de 3,5 mil profissionais aderiram à ação para reajustar honorários
Mais de 3.500 médicos, do total de 4 mil conveniados aos planos de saúde na Região Metropolitana do Recife (RMR), entregaram ontem a carta de descredenciamento às operadoras Golden Cross, Sul América, Bradesco, AGF, Unibanco e Admed. O balanço foi divulgado pelo Sindicato dos Médicos (Simepe). A maior adesão foi registrada na Federação das Cooperativas Médicas (Fecem), com 2.527 médicos descredenciados das especialidades de cardiologia, clínica médica, cirurgia, ginecologia, pediatria e anestesia. Com o descredenciamento, os planos de saúde têm o prazo até 10 de abril para substituir os médicos. Após esse prazo, o atendimento só será feito através do reembolso.

  A Comissão Estadual de Honorários Médicos decidiu cumprir o calendário local de mobilização e não vai aderir à paralisação de protesto da próxima segunda-feira, Dia do Consumidor. De acordo com André Longo, presidente do Simepe, o descredenciamento já está em curso e não faz sentido os médicos aderirem ao dia nacional de protesto. "A intenção do movimento não é prejudicar os usuários", disse. Os médicos reivindicam às operadoras a implantação da nova tabela hierarquizada de procedimentos, cujo reajuste médio nos preços dos serviços é de 40%.

  Pelo levantamento feito pelo Simepe foram encaminhadas à operadora Golden Cross e à seguradora Unibanco o pedido de descredenciamento de todos os médicos associados às cooperativas da Fecem, nas especialidades de cardiologia, clínica médica, pediatria, ginecologia, cirurgia e anestesia. Para a seguradora Sul América foram enviadas cartas das especialidades de dermatologia, anestesia, traumatologia, angiologia e cardiologia. Ao Bradesco e a AGF foram entregues cartas de desligamento de todos os anestesistas associados. O Simepe registrou ainda a entrega de 275 cartas de descredenciamento de médicos que atendem pela Admed.

  Na próxima terça-feira, o Ministério Público Estadual vai realizar mais uma audiência de conciliação entre as entidades médicas e as operadoras de planos de saúde. As promotorias de Saúde e de Defesa do Consumidor pretendem intermediar um acordo entre as partes, para a implantação da nova tabela de honorários sem prejuízos para os usuários dos planos. Até lá, prossegue a entrega das cartas às empresas, como forma de pressão para a implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).
LEIA MAIS

Aduseps recomenda cuidado na migração


 
        Escolha aqui um canal do Pernambuco.com:
quem somos | contato comercial | sua opinião sobre o portal
Copyright 2003 - Pernambuco.com | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização | faleconosco@pernambuco.com