Últimas Diversão Comunidade Tecnologia Esportes Turismo Quem Somos
Diario de Pernambuco TVGuararapes Radio Caetés Rádio Clube
Edição de Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2003 
Viver | A ética segundo Gabriel Chalita
   DIARIO
   Índice Geral
   Expediente
   Ed. Anteriores
   Assinaturas
   História
   CADERNOS
   Política
   Brasil
   Mundo
   Economia
   Esportes
   Vida Urbana
   Viver
   SUPLEMENTOS
   Revista da TV
   Empregos
   Viver Mulher
   Viagem
   Informática
   Carro
   Imóveis
   Saúde

    SERVIÇOS

   Loterias

VIVER
A ética segundo Gabriel Chalita
Lançamento
Tatiana Meira
Da equipe do DIARIO
Respeitar os mais velhos, não jogar papel no chão, não furar filas. São atitudes cotidianas simples como estas que constroem, na educação da criança, as bases para um ser humano ético, que consegue alcançar a felicidade através da boa convivência na sociedade. Para o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita, de 34 anos, somente querendo o bem do outro é possível ser feliz e construir uma sociedade justa. Doutor em Direito e Comunicação, ele é o autor do livro Os Dez Mandamentos da Ética, da editora Nova Fronteira, que será lançado hoje, às 17h30, na Academia Pernambucana de Letras, nas Graças.

  Gabriel Chalita buscou inspiração nos filósofos da Grécia Antiga, principalmente na Ética a Nicômano, tratado que Aristóteles escreveu para o próprio filho, Nicômano. E atualizou o tema, citando exemplos do cotidiano. De maneira didática - pois Gabriel prefere dizer que seu papel é de um educador - ele sugere os mandamentos de acordo com os seguintes valores: o bem, o autocontrole, o discernimento, a ação elevada, a justiça, a razão, o sentimento, a amizade, o amor e a felicidade.

  "Os valores ensinados pelos pais e professores às crianças é que levam à formação de adultos mais humanos. Eles precisam dar exemplos de lideranças positivas para que a ética se torne um hábito", reforça Gabriel Chalita, que também é mestre em Ciências Sociais, bacharel em Filosofia e já lançou 34 livros. Sob o comando deste paulistano que se elegeu pela primeira vez, aos 19 anos, para o cargo de vereador em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, estão os cerca de seis milhões de alunos da rede pública daquele Estado, considerada a maior do mundo.

  "As pessoas precisam refletir sobre suas ações para melhorar o mundo em que vivemos. E acredito que isso é possível mesmo no Brasil, onde é comum mentir até mesmo em campanhas políticas. Por outro lado, existem profissionais sérios em todas as áreas, na Medicina, na Educação", destaca Chalita, que está conseguindo mudanças em instituições como a Febem, onde organizouprojetos de música clássica (projeto Guri, com mini-orquestras e cameratas) e dança (através do trabalho de Márika Gidali, diretora do Ballet Stagium, e sua equipe). "Os jovens de hoje se sentem acima do bem e do mal e quando eles percebem que vão ser punidos, mudam suas atitudes, conseguem fazer escolhas e cumprir regras", pondera o secretário, que também articulou com empresas particulares para dar empregos para os ex-internos da Febem.

  Para ele, a relação entre ética e felicidade é intensa, pois só é possível viver em equilíbrio se o indivíduo pratica atos de solidariedade e de partilha. Chalita veio de uma família de origem simples, perdeu dois irmãos e "passou por tempestades da vida sem cair do barco". "Guimarães Rosa dizia que vivemos de lamúrias e queixumes. Acho que só se é feliz se você compreende suas limitações e não projeta nos outros suas frustrações", ressalta. Durante o lançamento, acontecerão apresentações culturais do Coral Salon do Centro Almirante Cox e da Banda do Centro de CriatividadeMusical do Recife.

Serviço

Os Dez Mandamentos da Ética, de Gabriel Chalita
Onde: Academia Pernambucana de Letras (av. Rui Barbosa, 1596, Graças)
Quando: Hoje, às 17h30
Quanto: O livro custa R$ 25,00
Informações: 3224.3333

 
        Escolha aqui um canal do Pernambuco.com:
quem somos | contato comercial | sua opinião sobre o portal
Copyright 2003 - Pernambuco.com | todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desta página sem a prévia autorização | faleconosco@pernambuco.com